Qual o vinho ideal para a harmonização com frutos do mar?

Brancos, rosés e tintos têm espaço nessa combinação 

 Vivemos num país com uma imensa costa marítima que se estende por grande parte do nosso território. Por isso os frutos do mar estão muito presentes em nossa culinária, há muitas opções de receitas com os mais diversos tipos de peixes e crustáceos.  

Mas e na hora da harmonização, você sabe quais as combinações perfeitas para cada prato? Confira a seguir as dicas que a Bergerson Presentes preparou para te ajudar na escolha do vinho. 

Ostras 

Sinônimo de sofisticação e delicadeza, as ostras são uma iguaria, e a escolha do vinho para a harmonização exige atenção. Opções requintadas e refrescantes, que ressaltam a salinidade do fruto do mar, são ideais, como vinhos verdes e Chablis. 

Vieiras 

Adoradas pela mídia e cada vez mais em destaque nos restaurantes nacionais, as vieiras surpreendem pela delicadeza. Na hora da harmonização, aposte em opções leves como Pinot Grigio e Sauvignon Blanc. 

Camarão 

Versátil e popular em todo o Brasil, o camarão é um dos principais frutos do mar do nosso país. Suas diversas receitas exigem maior atenção na hora da escolha do vinho ideal.  

  • Para preparos com molhos condimentados, opte por vinhos florais e adocicados; 
  • Para receitas cremosas e amanteigadas, escolha um bom Chardonnay; 
  • Risotos de camarão combinam com vinhos de acidez equilibrada; 
  • Pratos mais simples ou receitas com ervas pedem um bom Sauvignon Blanc. 

Leia também: 

Drinks refrescantes com Lukinhas Siqueira  

Lagosta 

Similar ao camarão, a grande variedade de receitas com a lagosta pede um cuidado especial na hora da combinação. Seu sabor marcante exige um vinho como o Semmilion, estruturado e bem encorpado. 

Polvos e lulas 

Na hora de escolher o vinho ideal para a harmonização com estes moluscos, se atente ao modo de preparo. Para pratos cozidos e com molhos vermelhos, aposte em vinhos tintos leves. Já em preparos fritos ou empanados a escolha certa são os vinhos verdes ou rosés. 

Gostou de saber mais sobre a harmonização entre vinhos e frutos do mar? Então continue acompanhando o blog da Bergerson Presentes e encontre mais dicas incríveis como estas! 

By Bergerson Home