Os primeiros relatos de uso similar de um guardanapo vem da Grécia antiga e documentos encontrados na Ásia afirmam que, na China antiga, utilizava-se um tipo de guardanapo de papel no tradicional chá da tarde. Não é de hoje, portanto, que há a preocupação higiênica de limpar mãos e boca durante as refeições. Com o passar do tempo, esse costume foi aperfeiçoado e, atualmente, os guardanapos de tecido são os mais utilizados em ocasiões elegantes e sofisticadas.
Os porta-guardanapos (enfeites ou argolas para segurar o tecido na mesa posta) são elementos que sugerem bom gosto e garantem charme extra à decoração. Em casamentos, por exemplo, porta-guardanapos personalizados com iniciais ou brasão são uma tendência decorativa.
Embora não seja essencial para a decoração da mesa, esses elementos decorativos demonstra atenção aos detalhes e carinho com os convidados.
Inspire-se nas dicas a seguir e nas seleção de imagens dos mais belos porta-guardanapos da Bergerson Presentes e deixe suas produções ainda mais elaboradas:
Transforme qualquer refeição em um momento ainda mais especial e surpreenda a todos variando a decoração da mesa! Voilà!