Plantas para apartamento: conheça os melhores tipos para o seu lar

plantas para apartamento

Quando pensamos em trazer mais vida e natureza ao ambiente doméstico e familiar, sempre nos lembramos de plantas para apartamento, casa ou escritório. Elas têm como característica principal renovar o ambiente, e proporcionar mais vida, beleza e saúde.

Benefícios das plantas para apartamento

Trazer a natureza para dentro do convívio familiar é benéfico por si só, já que o ser humano precisa ter contato com a natureza.

Um dos itens de decoração mais procurados dos últimos tempos são as plantas para apartamento. Independentemente da localização, do tamanho ou do cômodo escolhido, as plantas são uma excelente opção de enfeite. Além disso, elas inovam o ambiente com sua beleza natural e vitalidade.

Independentemente da decoração, seja ela rústica, colonial, moderna ou futurista, criar um jardim interno é sempre bem-vindo.

Outro benefício das plantas para apartamento é que elas melhoram a qualidade e a filtragem do ar que circula pela casa. Também pode contribuir com a sua rotina de abrir as portas e janelas para fazer entrar o ar e a luminosidade para a casa. O motivo de fazer isso todos os dias se torna ainda mais especial, e tem relação direta com o ato de cuidar.

Ocupar-se com o cuidado das plantas para apartamento tem também benefícios com relação à saúde mental e emocional. O cuidado necessário para mantê-las vivas e saudáveis, por mínimo que seja, pode se tornar um processo benéfico para quem o faz.

Portanto, as plantas para apartamento não são boas apenas para decorar e embelezar o ambiente. Elas também têm um papel importante na qualidade de vida e bem-estar emocional de quem vive ali.

Tipos de plantas para apartamento

O tipo de planta é uma das dúvidas que pode surgir para quem quer utilizá-las para decorar a casa. Existem vários tipos de plantas para apartamento, e você pode escolher a que mais combina com você ou com sua casa.

Algumas das espécies mais comuns em escritórios e casas são:

  • Suculenta
  • Cactus
  • Lança de São Jorge
  • Palmeira Ráfia
  • Begônia
  • Violeta

A decisão por qual delas passa, obviamente, pelo gosto pessoal do morador ou ocupante do espaço. Porém, antes de escolher qual delas é a melhor ou mais bonita, é interessante que alguns pontos sejam observados:

  • Há ventilação própria no ambiente?
  • Existe luminosidade suficiente?
  • O apartamento possui espaço satisfatório?

Respondendo a essas questões, é possível identificar quais seriam as plantas mais adequadas.

É importante lembrar que todo ambiente pode se transformar numa floresta urbana, mas é preciso levar em consideração esses fatores.

Ambientes próprios de plantas para apartamento

Uma das muitas boas notícias é que não existe um cômodo específico para colocar suas plantas para apartamento. Seja na sala, na cozinha, na varanda, ou no quarto, elas se adaptam com enorme facilidade se houver a entrega das necessidades básicas (água, luz e sol nas medidas certas). Há ainda quem prefira colocá-las na entrada da casa, e até mesmo no banheiro e no lavabo.

Obviamente, plantas para apartamento têm suas preferências: enquanto umas preferem o sol, outras vivem em ambientes mais úmidos. E isso tem a ver com as suas peculiaridades.

Então, vamos agora mostrar quais são as melhores opções de plantas para apartamento, a depender do cômodo escolhido.

plantas para apartamento

Suculenta

Sucesso total como item de decoração em vasos, as suculentas são opções versáteis nos mais variados tipos de apartamentos. Mesmo para quem não tem muito tempo, mas deseja ter plantas em casa, essa pode ser uma boa escolha.

As suculentas são plantas para apartamento que não necessitam de um cuidado extremo, nem mesmo em relação à rega. Nos meses de verão, regar a planta uma vez por semana é o ideal. Já no inverno, a rega deve ser feita apenas uma vez por mês.

No entanto, toda essa versatilidade exige uma atenção: esse tipo de planta para apartamento gosta da luz solar. Ou seja, se sua casa não tem um ambiente bastante iluminado, essa não é a melhor opção.

No caso de a suculenta ser a escolhida, os melhores locais para que ela fique são as janelas e as muretas. Cozinha, salas com grande iluminação natural e quarto com ventilação e luminosidade são boas opções.

Cactus

Semelhantemente às suculentas, os cactos também são plantas que gostam de sol e calor. Por serem desérticas, estas plantas para apartamento não podem ser colocadas em locais úmidos da casa, como banheiro e lavabo. A melhor opção é que elas estejam nos lados externos, como sacadas e terraços, ou então próximos de janelas.

O importante é que ela receba a luz do sol e o calor para viver bem. Assim como a suculenta, você deve regar o cacto uma vez por semana no verão, e apenas uma vez por mês em meses frios.

Lança de São Jorge

Essas ficam lindas na entrada da casa, na sala e atrás ou nas laterais do sofá. Diferentemente das suculentas e dos cactos, a Lança de São Jorge se adapta bem a ambientes úmidos, como o lavabo. Um item de decoração natural belíssimo, que pode ser apreciado por moradores e visitantes.

A rega deve ser realizada uma vez a cada quinze dias, e deve evitar-se molhar diretamente as folhas.

Palmeira Ráfia

Para aqueles que têm preferência por plantas maiores, e que desejam surpreender, a Palmeira Ráfia é a pedida. Elas impressionam na sala-de-estar de residências, assim como nos cantos de escritórios.

A Palmeira Ráfia tem lento crescimento, e precisa de mais cuidados que as anteriores, sendo necessário regá-la uma vez por semana.

Begônia

Para aqueles que preferem flores, as Begônias são uma ótima escolha. Com lindas e multicoloridas flores, elas gostam de iluminação indireta e clima quente.

É preciso regar as Begônias de duas a três vezes por semana, ou sempre que a terra estiver seca. Também é interessante a adubação a cada dois meses, com torta de mamona, húmus de minhoca ou fórmula NPK 10-10-10.

Violeta

Sejam roxas, brancas, vermelhas ou amarelas, a violeta traz um brilho especial e multicolorido à casa. Pode ser colocada na sala, cozinha, banheiro e nos demais ambientes úmidos, com exposição indireta ao sol.

Assim como a Begônia, a rega deve ocorrer de duas a três vezes por semana.

Além destes exemplos, são muitas as opções de plantas para apartamentos que você pode ter em sua casa. Pau d’água, Zamioculca, Camedorea-elegante e Filodendro são algumas das plantas para apartamento famosas e versáteis.

Gostou das dicas? Então veja mais ideias como esta na sessão de decoração e tendências do blog da Bergerson Home. Você vai amar!

By Bergerson Home