Meditar em casa: dicas para espaços de relaxamento em casa

meditar em casa

A meditação é uma prática que oferece inúmeros benefícios para quem pratica. Principalmente em tempos de quarentena, na qual estamos trabalhando em home office e inclusive, passamos a maior parte do tempo dentro de casa. Inúmeros estudos já comprovaram os efeitos no corpo e na mente. Por isso, neste artigo iremos te ensinar como meditar em casa. Confira!

Benefícios da meditação

A meditação nos proporciona inúmeros benefícios. A prática nos permite sair do piloto automático em que a rotina diária nos obriga, além de trazer a atenção para o presente e acessar lugares internos de muita tranquilidade. 

Meditar em casa também permite criar momentos de auto-observação e percepção do que ocorre dentro de nós, contribuindo para o autoconhecimento e consequentemente mais controle sobre nossas ações. Confira mais alguns benefícios:

  • Ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse;
  • Melhora a pressão arterial;
  • Reduz os sintomas depressivos;
  • Combate a perda de memória;
  • Aumenta o poder de concentração;
  • Amplia as emoções positivas;
  • Potencializa o autoconhecimento;
  • Melhora a autoestima;
  • Fortalece a imunidade;
  • Aumenta a sensação de prazer;
  • Melhora o sono. 

A meditação é uma prática muito acessível e não necessita de nenhum tipo de equipamento. Justamente por isso, meditar em casa é muito simples. Inclusive você pode utilizar aplicativos para celular que irão te ajudar a fazer meditação guiada de onde você quiser. Veja abaixo alguns que podem ser utilizados durante a prática.

  • Aura: o aplicativo oferece meditações personalizadas. Para isso, o praticante precisa responder um questionário sobre sua rotina, hábitos e níveis de estresse para que haja o direcionamento do app. 
  • Medite.se: é um app voltado para quem quer meditar em casa e está apenas começando. Com diversas meditações guiadas em português, o aplicativo está disponível para iOS e Android e permite que o áudio seja baixado para ouvir quando você estiver sem acesso à internet.
  • Zen: oferece meditações para ajudar a dormir, contra a tristeza, ansiedade, irritação, entre muitos outros. As sessões são guiadas em português e também permite que você escolha apenas uma música relaxante ou sons da natureza, caso queira uma meditação silenciosa.
  • Sattva: também ajuda iniciantes a meditar em casa. Além disso, o app conta com um cronômetro que ajuda a verificar quanto tempo você está meditando, além de monitor de frequência cardíaca para relógios inteligentes e até um medidor de humor.
Meditar em Casa

Como montar um espaço para meditar em casa

Para criar um espaço para meditar em casa é muito simples, pois como falamos anteriormente, a prática não exige nenhum tipo de equipamento. Ter um cantinho de meditação em sua casa é muito importante para você ter esse momento só teu. 

Pode ser em um cômodo, no jardim, no canto da sala ou até mesmo no quintal. O importante é que ele seja tranquilo e caiba você sentando com conforto. A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar a montar esse espaço no seu lar.

Cuide da luminosidade

Procurar um local para meditar em casa que tenha bastante luminosidade. Se for luz natural é ainda melhor, pois ela ajuda a relaxar. No entanto, se a opção for meditar à noite, você pode optar por velas ou luminárias que contenham luz suave para dar mais conforto ao ambiente.

Cuide da organização

Um ambiente bagunçado também estressa e não é esse o objetivo da meditação. Por isso, manter um espaço limpo e organizado é essencial para seu cantinho para meditar em casa. Cuide para que o lugar não fique mal cuidado e com coisas jogadas para todo lado, Afinal você precisa se desligar e ficar livre de preocupações.

Busque conforto

Para meditar em casa é necessário ter conforto. Por isso, você precisa encontrar um local que ofereça isso para que você consiga parar e se concentrar em si mesmo. Caso contrário, sua distração vai ser a dor nas costas e você não conseguirá renovar suas energias. Para deixar o espaço mais aconchegante, você pode colocar um tapete, almofadas e cortinas, tudo com cores neutras ou que remetem à natureza.

Use essências

Investir em essências para deixar o espaço aromatizado é uma boa dica. Afinal, um lugar cheiroso também ajuda a meditar em casa. Alguns aromas trazem calma e ajudam na concentração, como por exemplo a camomila e a lavanda. Vale usar varetas ou até mesmo difusores de tomada para intensificar o cheiro dos óleos essenciais. Incensos e velas aromatizadas também cumprem muito bem esse papel.

Use e abuse das plantas

As plantas são ótimas para ajudar a renovar as energias. Por isso, use e abuse delas para criar o seu cantinho e meditar em casa. Não esqueça de optar por aquelas que se adequem bem a ambientes internos, caso seu espaço seja dentro de casa. 

Vale lembrar que qualquer elemento da natureza ajuda a criar esse ambiente de paz, por isso, vale apostar também em um móvel de madeira, conchinhas, vaso com areias, ou qualquer outro item. O importante é usar a criatividade para deixar o lugar mais confortável e cheio de energias boas. 

Dicas para começar a meditar em casa

Agora que você já tem seu espaço, é hora de começar a praticar a meditação. No início pode parecer difícil, mas com algumas dicas e conforme for avançando na prática, você verá que será bem mais fácil silenciar e relaxar. 

Comece com meditação guiada

Aproveite as dicas de aplicativos que passamos no início do artigo para começar com a meditação guiada. No início, se concentrar pode ser extremamente difícil, por isso, essa estratégia irá te ajudar muito a dar os primeiros passos para meditar em casa.

Foque na respiração

A respiração é um dos passos mais importantes para conseguir se concentrar e meditar. Durante todo o processo devemos ficar atentos ao ritmo e ao fluxo da respiração, pois é nesse momento que conseguimos relaxar e absorver os benefícios que a prática oferece. 

Crie um ritual antes de meditar

Para te ajudar a se concentrar ao meditar em casa, você pode criar um ritual para seguir antes de iniciar. Comece fazendo uma refeição leve, tome um banho quente para ajudar a relaxar e em seguida desligue o celular e qualquer eletrônico que possa interromper esse momento. Vá para o seu cantinho da meditação e inicie a prática do dia.

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