Flores para casamento: tipos e significados

flores para casamento

O “grande dia” é cheio de simbolismos e tradições. Desde a roupa dos noivos até a decoração da festa, tudo é pensado com muito carinho. E as flores para casamento são itens indispensáveis para marcar a ocasião com todos os seus tipos e significados.

De diversas espécies, formatos e cores, é possível escolher as que fazem mais sentido para o casal e modelo de casamento. Com tantas opções disponíveis, nem sempre escolher as flores para casamento é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar certinho sobre os tipos, significados, tendências de casamentos e possibilidades de cada uma delas!

Por que flores são tradição nos casamentos?

Não é de hoje que as flores fazem parte dos casamentos. Alguns registros históricos afirmam que a tradição começou na era vitoriana. As plantas eram usadas para expressar emoções como amor verdadeiro e felicidade.

Outros dizem que as noivas da Idade Média iam caminhando pela vila até chegar à igreja onde se casariam. Nesse caminho, iam recebendo flores, plantas e ervas aromáticas da comunidade. Num gesto de comemoração, boa sorte e felicidade para o casal.

Outro motivo para as flores serem associadas aos casamentos é que, como todas as plantas, elas são símbolo da fertilidade. Além disso, elas simbolizam a nova vida do casal que está iniciando, a partir da união matrimonial. Três explicações bonitas para investir em flores para casamento.

Tipos de flores mais utilizados em casamentos

Um dos maiores símbolos do casamento é o buquê feito de flores. Além disso, as flores também estão presentes na decoração da cerimônia e da festa, compondo o ambiente com toda sua beleza.

Como a variedade de flores é muito grande, principalmente no Brasil, reunimos aqui as mais utilizadas nos casamentos atualmente:

1 – Antúrio

Começando pela flor sinônimo de romantismo. O antúrio representa luxo e autoridade. Pode ser encontrada em tons de rosa, vermelho e amarelo.

2 – Cravo

Esta flor é associada ao universo masculino. Por isso, costuma ser usada na lapela dos noivos e padrinhos. Entre seus significados principais, estão dinheiro e respeito. Principalmente em relação ao compromisso do casamento.

3 – Gardênia

As gardênias são flores tropicais. Portanto, são ótima opção para serem flores para casamento ao ar livre, como praia ou sítios. Costumam ter folhas em tons de verde escuro e pétalas em tons de creme. Por ser uma combinação mais sóbria, há casais que optam apenas pelas gardênias visando um visual clean e sofisticado.

4 – Lavanda

Esta flor vai além da beleza. As lavandas são muito cheirosas. Seu perfume invade o ambiente da cerimônia ou da festa, criando uma experiência única! Além disso, também significa calma, serenidade e admiração. Tudo a ver com casamento, certo?

5 – Tulipas

Esta flor é indicada para quem gosta de cores, pois pode ser encontrada nos mais diversos tons. Justamente por isso, se adequa a diferentes tipos de decoração e estilos de casamento. As tulipas garantem sofisticação e requinte e, por isso, são excelentes flores para casamento.

flores para casamento

Decoração: onde usar cada tipo de arranjo?

Buquê da noiva

Há noivas que gostam de combinar o buquê com o restante da decoração. E há aquelas que gostam de ousar, escolhendo uma flor bem diferente para o símbolo mais tradicional dos casamentos.

A primeira escolha que a noiva precisa fazer é decidir se deseja um buquê com apenas um tipo de flor ou se vai optar por uma composição. Nos dois casos, é possível escolher uma cor única ou várias para compor suas flores para casamento.

Para um buquê bem clássico e tradicional, rosas são ótima escolha. Para as noivas que querem impressionar, um buquê de peônias (flores caras e raras no Brasil) pode ser uma boa opção.

E para as noivas mais modernas, sugerimos as tulipas, já que elas transmitem descontração e muito estilo.

Arranjos das mesas

Os arranjos de flores para as mesas, mais do que um elemento qualquer, são ponto de contato mais próximo com os convidados. Por isso, devem reforçar e resumir toda a decoração do ambiente.

Existem arranjos únicos, geralmente mais altos e concentrados no centro da mesa. Ou composição de um ou mais elementos. Flores como orquídeas, tulipas e rosas são ideais para ambientes mais sofisticados. Já a hortênsia e o girassol são opções bem descoladas para serem as flores para casamento durante o dia.

A composição dos arranjos de flores das mesas também precisa de uma base relacionada às demais peças da decoração. Algumas opções são vasos de vidros, caixas de madeira ou garrafas.

Importante: Se os arranjos de mesa ficam muito próximos dos convidados, preste atenção ao perfume das flores escolhidas. Evite odores muito fortes ou marcantes. Podem atrapalhar, principalmente, no momento das refeições.

Arranjos de chão

As flores também podem fazer parte da decoração fora da mesa, criando divisórias de ambientes. Ou apenas enfeitando pontos que podem ser usados para as fotos, por exemplo.

Algumas ideias de arranjos:

  • Arcos de flores: ficam lindos no altar ou onde a cerimônia principal for realizada. Criam uma espécie de moldura para os noivos;
  • Paredes de flores: imagine uma parede repleta de flores. Pode servir de fundo para mesa de recepção ou mesa de doces. Certeza que seus convidados vão adorar tirar muitas fotos usando a parede de flores para casamento como fundo.
  • Vasos: são opção mais simples, mas muito eficientes na decoração. Espalhe vasos grandes por todo o espaço do casamento. Fica uma decoração harmoniosa e marcante.

Flores para casamento na igreja

Um grande erro que os noivos cometem na hora de escolher as flores para casamento na igreja é esquecer que as igrejas já são cheias de informações e possuem seu próprio estilo. Por isso, leve sempre em consideração o espaço antes de escolher as flores.

Se possível, visite várias vezes o local com a ajuda de um decorador. Para realmente definir um tipo de flor que combine com a igreja.

Se a sua igreja for em estilo de arquitetura gótica, os arranjos florais mais largos são ideais. As flores de espigas, lírios e gérberas podem ser boa opção para compor esse estilo.

Em igrejas românicas, opte por flores arredondadas. Elas harmonizam melhor com o estilo delicado desta arquitetura. Não se esqueça das rosas e hortênsias!

E se sua igreja for estilo moderno, os arranjos podem ser mais lineares. Neste caso, escolha flores como antúrios ou liatris, e misture com folhas verdes grandes.

Dica bônus: na hora de distribuir flores na igreja, lembre-se que o centro e a frente do altar são os pontos mais vistos e fotografados. Portanto, capriche na decoração desses espaços, com mais flores!

Gostou de saber quais os tipos e significados das flores para casamentos? Então, dê uma olhada nos nossos outros conteúdos sobre casamentos!

By Bergerson Home