Panelas esmaltadas: veja do que são feitas as panelas Le Creuset

Qualidade, eficiência e um sabor inigualável fazem parte das características das panelas Le Creuset. Se você quer saber do que são feitas as panelas Le Creuset e por que elas são a preferência dos chefs de cozinha, esse post é para você.

Do que são feitas as panelas Le Creuset?

Todo mundo sabe que as panelas Le Creuset são os instrumentos ideais para se fazer a comida mais saborosa. A questão é por quê? O que tem de tão especial essas panelas, e do que são feitas as panelas Le Creuset?

Entre os muitos atributos, podemos encontrar a tradição, a história e o profissionalismo que a marca possui, se tornando sucesso no mercado.

História

Desde 1925, a Le Creuset trabalha com profissionalismo. Na transformação e na evolução do conceito da gastronomia, estão presentes as marcas da Le Creuset.

Tradição

Acompanhando a evolução da gastronomia, da sociedade e do próprio homem.

Da França para o mundo, a tradição de uma marca respeitada que demonstra do que são feitas as panelas Le Creuset.

Inovação

Podemos destacar também a inovação implementada em cada nova criação da Le Creuset.

A empresa desenvolve produtos inovadores desde 1925, quando lançou a primeira panela de ferro fundido esmaltado.

Esse produto acompanhou a inovação gastronômica que se seguia na Europa, e que mais tarde se espalharia pelo mundo.

Materiais

Materiais resistentes, experimentados e dotados de tecnologia e inovação, que entregam a melhor experiência na cozinha.

As panelas esmaltadas possuem qualidade incomparável e, por isso, são referência no mercado, e entre profissionais.

Chefs do mundo todo sabem do que são feitas as panelas Le Creuset e, a partir disso, recomendam o seu uso e reconhecem suas qualidades.

Qualidade técnica e eficiência

do que são feitas as panelas le creuset

Existem diversos tipos e modelos de panelas no mercado, e cada uma tem a sua finalidade específica.

Algumas são utilizadas para refeições caseiras, outras por pequenos bares e restaurantes, e outras ainda por grandes chefs.

Alguns tipos de panela que você encontra em lojas, supermercados e na internet, são:

  • Alumínio;
  • Inox;
  • Cobre;
  • Vidro;
  • Antiaderentes;
  • Ferro esmaltado.

As panelas de alumínio e antiaderentes são mais utilizadas em casa. Já as de Inox e de ferro esmaltado são as preferidas dos cozinheiros profissionais.

A qualidade técnica é a resposta do que são feitas as panelas Le Creuset, e porque esse acessório é indispensável na cozinha:

  • A linha Bakeware é feita de aço carbono forjado com um revestimento antiaderente livre de PFOA;
  • O esmalte interior de cor de areia causa um acabamento extremamente brilhante que ajuda a caramelizar os alimentos;
  • O esmalte negro pode ser encontrado em frigideiras, grelhas, skillets, woks, tagines e uma série de caçarolas redondas e ovais;
  • A superfície do esmalte vitrificado é impermeável, ideal para armazenar alimentos crus ou cozidos, e para marinar com ingredientes ácidos, como o vinho.

Os benefícios das panelas esmaltadas são muitos. Vamos falar do que são feitas as panelas Le Creuset e seus benefícios agora.

Preparo dos alimentos

O alimento é uma parte importante da vida, trazendo saúde e bons momentos. Saber do que são feitas as panelas Le Creuset faz toda a diferença na hora de cozinhar, especialmente se você procura uma experiência única.

Para preparar uma boa comida, não basta ter uma ótima mão e muito tempero. Deve-se haver um cuidado extremo com o seu preparo. Quando manipulados de forma errada, eles podem se tornar fontes transmissoras de doenças.

Caso seja mal utilizada, panelas de alumínio e cobre, por exemplo, podem oferecer riscos à saúde humana. A liberação de alumínio nos alimentos pode ser prejudicial ao entrar em contato com o sangue.

Enquanto isso, as panelas de ferro esmaltado trazem benefícios, especialmente a quem tem elevado índice de colesterol. A camada esmaltada impede a liberação de ferro para o alimento, sem problemas de transmissão excessiva de ferro para quem sofre da doença.

Essas panelas são feitas com materiais leves e modernos, não liberam resíduos e impedem a proliferação de bactérias. Inclusive, são ótimas opções para o preparo de alimentos de recém-nascidos.

Eficiência na cozinha

Por possuírem alta resistência, as panelas esmaltadas da Le Creuset oferecem grande durabilidade em relação a outras panelas. Elas possuem rápido e uniforme poder de aquecimento, e são excelentes em retenção de calor. Além de manterem a temperatura ideal do alimento por mais tempo, possuem grande qualidade de eficiência energética.

Ou seja, estamos falando de economia de gás, que reflete diretamente no bolso e no meio ambiente.

Podemos citar, ainda, a economia no uso de óleo de cozinha, já que o cozimento nessas panelas necessita pouco desse recurso. A distribuição do calor de forma homogênea das panelas Le Creuset conserva o sabor e nutrientes dos alimentos.

Sabendo do que são feitas as panelas Le Creuset, você também descobre que o material utilizado pela tradicional marca francesa garante resistência do material e longa durabilidade.

Além disso, a alta tecnologia empregada em sua fabricação permite que elas sejam levadas ao forno, inclusive com tampa.

O ferro fundido pode ser usado de forma confiável em qualquer fonte de calor, incluindo, forno ou grelha.

Mas atenção: o ferro fundido não deve ser usado em fornos de micro-ondas.

Recomendação profissional

A Le Creuset sempre preza pela qualidade de seus produtos, que garantem mais eficiência para quem os utiliza.

Com as panelas da marca não é diferente. Renomados chefs de cozinhas espalhados pelo mundo recomendam sua utilização. Muito mais do que saber do que são feitas as panelas le creuset, é importante saber quem usa e recomenda.

É o caso do chef francês Emmanuel Bassoleil, que assina a cozinha do Skye restaurante, localizado no Hotel Unique, em São Paulo. Bassoleil é um importante chef de cozinha que utiliza a panela Le Creuset para impressionar seu público ao preparar deliciosas refeições.

Item de decoração

Além de ótimas para cozinhar, as panelas da Le Creuset também podem servir como um lindo item de decoração, tanto pendurada quanto à mesa. Os formatos e os tons multicoloridos transformam a sua cozinha num espaço agradável e convidativo.

Muitas pessoas aproveitam para adornar a cozinha com essas belas panelas, e fazer um lindo jogo de cores.

Se você gostou de saber do que são feitas as panelas Le Creuset, e quer conhecer mais, venha conhecer a linha de panelas avulsas em nosso site.

By Bergerson Home