Decoração nórdica: conheça o umage, a nova tendência de design

Existem diversas vertentes para a decoração nórdica. Entre os destaques, temos o Huggy, que preza pela atitude positiva, longe de preocupações. Também temos o Lagom, que busca pelo essencial para ter uma vida mais equilibrada e evitar o desperdício. 

Agora é a vez do Umage ganhar espaço na decoração nórdica. Esse novo conceito preza pelo aconchego e equilíbrio nos ambientes e está bastante em alta no mercado. Essa proposta acredita que boas atitudes podem criar cômodos mais organizados e confortáveis.

Aliás, o foco é concentrar esforços para manter os espaços limpos e agradáveis. Conheça um pouco mais sobre a tendência e aprenda como aplicá-la em sua casa.

Conheça a decoração nórdica

A decoração nórdica é um estilo originário dos países do norte da Europa. Mais precisamente na Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca. A tendência tem ganhado muito espaço na decoração nos últimos anos. 

Aliás, foi o desenhista Carlo Larsson o responsável por influenciar o uso da tendência em decoração de interiores

Também conhecido como Escandinavo Quente, a decoração nórdica tem um toque contemporâneo, se adaptando aos mais diversos espaços sem sobrecarregar. Ou seja, utilizando e valorizando as tonalidades neutras. As cores deste estilo devem transmitir tranquilidade. 

Entre as principais características podemos citar o uso de madeiras aparentes e móveis com design clean e sofisticado. Também valorizar o toque sutil de envelhecido aos ambientes, com uma mescla de materiais que lembram o norte europeu.

Essencialmente minimalista, a decoração nórdica dispensa excessos e defende a simplicidade como principal proposta. Itens compactos, móveis funcionais, e espaços livres são os que mais caracterizam o estilo nos ambientes. Aliás, criar ambientes que privilegiam o conforto e a natureza é uma grande premissa do estilo. 

O que é Umage?

A expressão Umage vem do dinamarquês e pode ser traduzida para “tente mais um pouco”. Na decoração nórdica, de maneira específica, o termo significa que deve-se aproveitar ao máximo os espaços e contemplar o que eles têm a oferecer para nós.   

Podemos dizer que sua proposta principal é que, na hora de repensar uma decoração ou mudar algum ambiente, deve-se explorar ao máximo a criatividade. 

Nessa premissa, o que vale é testar diferentes possibilidades dos objetos e elementos que já existem nos espaços. Ou seja, utilizá-los para criar ideias, dando novos propósitos para eles sem precisar desperdiçar ou se desfazer de nada.

O Umage é uma nova tendência da decoração nórdica que trabalha com a essência de que precisamos resolver as imperfeições do lar. Por exemplo, uma pintura desgastada, uma porta com defeito, uma janela que não fecha direito. 

Ou seja, antes de pensar em grandes reformas ou mudanças nos ambientes, vale começar pelo simples e básico, incorporando esse tipo de cuidado à rotina dos moradores. 

Com aplicar a tendência Umage e a decoração nórdica em sua casa

Em geral, a ambientação da decoração nórdica é aconchegante, simples, tranquila e agradável. A mistura do tradicional com o moderno traz muita personalidade e um ar bem mais despojado e natural para ambientes como a sua sala de estar. O estilo não é difícil de ser aplicado, basta conferir algumas dicas que daremos a seguir.

Evite o consumismo

É muito importante entender que o Umage foca em evitar excessos, por isso, o consumismo é algo proibido nesse estilo. Em vez de sair comprando coisas novas para renovar sua casa, aqui o que vale é explorar o que você já tem e dar aquela repaginada. Por exemplo, aquele sofá antigo, que conta várias histórias da sua vida, pode ser reformado e ganhar uma cara mais clean e moderna. É possível transformar a casa apenas com o que já se tem à mão.

Use e abuse de cores claras

A decoração nórdica tem como protagonista a cor branca. Isso porque, no Norte da Europa, a luz do dia dura apenas 7 horas nos meses frios de inverno, o que faz a iluminação em interiores ser essencial. Com isso, apostar no branco deixa os ambientes mais claros e reflete a luz natural. 

A cor pode ser usada nos pisos, nas paredes, no teto e até nos móveis. Neste caso, a dica é utilizar móveis na cor da madeira para impedir que os ambientes pareçam frios. Você também pode optar por adotar essas cores em objetos de decoração, como almofadas, tapetes e quadros, caso não queira pintar todo o espaço de branco.

Utilize detalhes vintage e clássicos

O item que você pode usar e abusar são os detalhes vintage e clássicos. No entanto, os objetos modernos também podem ser explorados, como, por exemplo, uma luminária grande com cores fortes. Certamente, o item trará mais contraste e ousadia ao estilo escandinavo do ambiente. Vale lembrar que, nesse tipo de proposta, o tradicional e o contemporâneo devem se fundir de maneira harmônica.

decoração nórdica

Revestimentos com aconchego

Como já falamos anteriormente, a decoração nórdica prioriza o uso de materiais que transmitem a sensação de aconchego. Materiais como a madeira e o couro aquecem os ambientes e vão ao encontro da proposta.

Os revestimentos amadeirados podem ser explorados para trazer o calor para dentro de casa, deixando também o cômodo simples e funcional. 

Dê mais vida utilizando plantas

Certamente utilizar plantas na decoração nórdica é uma forma de dar mais vida ao ambiente. Elas podem ser flores frescas, pequenas árvores ou até mesmo plantas com folhas verdes.

Leve sempre em consideração a quantidade de luz solar, umidade e circulação de ar que há no ambiente para escolher quais delas usar. Além disso, se você não pode cuidar de uma natural, também pode apostar em plantas artificiais para não deixar esse toque natural de lado.

Utilize acessórios que remetem conforto

A decoração nórdica explora também tudo o que há no artesanato regional. Por isso, utilizar mantas, cobertores, tricô, lã ou algodão são uma ótima alternativa. Estes materiais trazem ainda mais conforto para dentro de casa e podem ser utilizados em sofás, cadeiras e poltronas, deixando-os mais aconchegantes e quentinhos. 

O que está esperando para aplicar estas dicas na sua casa? Aproveite e confira também outros conteúdos da categoria Decoração e Tendências do blog da Bergerson Home.

By Bergerson Home