Como planejar uma festa de casamento intimista

casamento intimista

A pandemia impôs um novo contexto a todos os setores da economia. Porém, um dos mais impactados foi o de eventos. Muitos momentos especiais e celebrações tiveram que ser adiados, devido a aglomeração causada. Para quem optou por adaptar a cerimônia, o casamento intimista se tornou uma opção viável.

Muito antes do coronavírus, este tipo de cerimônia com a festa no mesmo local e número reduzido de convidados já vinha sendo feito. Até porque trata-se de uma alternativa fashion, charmosa e interessante. Aliás, é um modelo já muito comum na Europa, que ganhou força nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil.

Para Fabiana Simões, organizadora de eventos, o formato atende às restrições sanitárias e sociais dos tempos que estamos vivendo. Com a flexibilização aumentando, a empresa de Fabiana pouco a pouco foi retomando suas atividades. “Logo nos demos conta de que o casamento intimista é o modelo ideal para que os casais possam prosseguir com o sonho de comemorar a união cercado de pessoas que amam”.

Ainda de acordo com a organizadora, as cerimônias mais enxutas, restritas a cerca de 30 ou 40 pessoas, são uma delícia para quem participa e mágicas para os noivos.

Outro movimento que justifica a escolha pelo casamento intimista é a mudança dos hábitos de consumo. As pessoas foram obrigadas a repensar isso e, agora, estão valorizando mais o lado simples dos costumes. Mas sem abrir mão do requinte e bom gosto.  

O que realmente é verdadeiro e único, como a união de duas pessoas que se amam e querem demonstrar isso compartilhando a felicidade com familiares e amigos, pode ter no minimalismo uma boa solução. 

Se você também acha que um micro wedding, mini wedding ou casamento intimista faz sentido para você, acompanhe agora nossas dicas sobre.

Como planejar uma festa de casamento intimista?

Fornecedores de qualidade

Justamente por ser menor, o casamento intimista exige maior precisão na decisão sobre fornecedores. Com menos gente e espaços menores, os eventuais erros tendem a aparecer mais, podendo até comprometer todo o evento. 

Diante disso, muita calma nesta hora. Para garantir o casamento dos seus sonhos e tudo correndo bem como sempre desejou, esta é uma etapa decisiva no planejamento. Erra quem define fornecedores considerando apenas preço. Faça ser investimento valer a pena.

Para você não ficar sobrecarregado, a melhor saída é contratar um cerimonialista que cuide dos vários fornecedores envolvidos. Assim, muitos detalhes do processo saem do seu ombro. Para filtrar as várias possibilidades, dê preferência paras propostas completas. 

O fornecedor que já oferece um pacote de serviços oferece melhor relação custo-benefício. Além disso, as chances de imprevistos diminuem. Para deixar mais claro: não adianta contratar um buffet que não contenha os serviços de garçom, por exemplo. 

O mesmo vale para o lugar que, aos seus olhos, é o ideal para abrigar seu casamento intimista, se não houver espaço para estacionamento e valets à disposição. Já pensou contratar um fornecedor de decoração que não tenha louças e talheres? Enfim, ninguém merece ficar estressado na véspera do casamento, seja o estilo que for.   

Certifique-se sobre as credenciais dos profissionais que você escolher. Converse com alguém que já contou com seus serviços, busque outras referências e faça um contrato com o máximo de detalhes.

Desta forma, os noivos não terão dor de cabeça e poderão curtir melhor o processo. Também, será possível aproveitar o tempo livre para pensar na viagem de lua de mel, na casa nova e afins.

Ideias de local

casamento intimista

Um casamento intimista carrega entre suas características o fato de ser mais despojado que aquelas cerimônias formais com pompa e circunstância realizadas em igrejas tradicionais. Ele pode ser celebrado em ambiente fechado, aconchegante e intimista, mas que garanta uma certa distância entre os convidados. 

Também é viável fazer em locais abertos, como praias e áreas verdes. Porém, o ideal para o casamento intimista é um endereço que reúna as duas possibilidades. Afinal, nem este modelo de cerimônia está livre das imprevisibilidades meteorológicas.

Não hesite em visitar vários espaços para checar quais são os que mais combinam com o seu estilo. Se mais contemporâneo, rústico ou outra tendência qualquer. 

Importante aqui avaliar o lugar para realização do casamento intimista considerando o número de convidados que você pretende colocar na lista. Geralmente, a quantidade gira em torno de 30 a 100 pessoas. A proposta é se diferenciar das festas gigantescas que reúnem centenas de presentes.

O casamento intimista prioriza amigos e familiares chegados. Estão mais para os convidados dos noivos do que os contatos que os pais de ambos mantém relacionamento, como era no passado. A qualidade das relações vale mais que a quantidade. 

Decoração para espaços fechados ou abertos

A decoração do casamento intimista deve reunir detalhes mais modernos e itens que têm um olhar para o passado com equilíbrio. Isso reforça a ideia de que há uma história por trás da união celebrada. Mas que está acontecendo no aqui e no agora. Cuide para que nada fique over, e sim na medida certa, para transmitir aconchego, beleza e alegria.

As mesas maiores lindamente decoradas e nas quais os convidados têm maior interação, mas sem ficarem grudados, são bem-vindas. Da mesma forma, os lounges que recepcionam quem chega e promovem um quebra-gelo e momentos intimistas também são otimos.  

Tire o Covid-19 da sua lista de convidados

Os protocolos de segurança para preservar a saúde dos seus convidados e evitar dramas com contágios e doenças são indispensáveis. Pesquise bem antes de assinar qualquer contrato. Inclua as determinações relativas à pandemia do coronavírus na sua análise. Entenda os detalhes do que estão prometendo. 

Desconfie de profissionais que dizem estar tomando todos os cuidados previstos, mas não provam isso por extenso no contrato. Fornecedores de primeira linha, além de oferecer qualidade, deixam claro o que está incluso ou não no contrato. 

Estes documentos devem discriminar cláusulas relacionadas à cancelamento e adiamento devido a eventual doença dos noivos ou familiar. 

Qual a regra para desistência? Haverá multa caso a festa seja cancelada? Cerque-se de fornecedores que possam assegurar que não haverá surpresas negativas antes, durante e depois da festa. Um plano B se faz necessário e fundamental! 

Com estes cuidados, certamente seu casamento intimista, mesmo na quarentena, será inesquecível. 

Para saber mais sobre este tema, confira nosso artigo sobre Tendências de Casamento para 2021.

By Bergerson Home